Como retíficar um motor

Entenda como funciona a retífica de um motor

As peças internas de um motor de combustão interna, seja ele motor diesel, motor gasolina ou flex. Quando em funcionamento estão em constante atrito, sujeitas a grandes esforços e trabalham sempre em alta temperatura.
Todos estes fatores contribuem para o desgaste das peças. É um processo considerado normal e faz com que após determinada quilometragem de uso do veículo, geralmente acima de 200.000 km, torne-se necessário retificar o motor.

Os principais sintomas que apontam que seu motor está com desgaste são:

1) Alto consumo de óleo lubrificante;

2) Excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento;

3) Baixa potência;

4) Alto consumo de combustível;

5) Motor trabalhando superaquecido;

6) Altos níveis de ruído no motor;

7) Alto consumo de água/ fluido de arrefecimento

Outros fatores que podem determinar a retífica precoce do motor são:

• motor trabalhando superaquecido;
• quebra da correia dentada (em alguns motores);
• falta de óleo lubrificante;
• Excesso do uso de embreagem ( “descansar” o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem);
• sair com o motor ainda frio;
• falta de manutenções preventivas;

A retífica pode ser completa ou parcial. Costuma-se dizer, por exemplo, retificar a parte de baixo, que significa restaurar a parte do bloco, que inclui camisas dos cilindros, virabrequim, pistões e bielas; ou retificar a parte de cima, o cabeçote: válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas (na maioria dos motores atuais o comando de válvulas trabalha no cabeçote, e em outros, no bloco).
Um profissional qualificado e idôneo, através de um exame criterioso do funcionamento do motor, o orientará sobre a melhor solução de retífica.
Segue abaixo as etapas do processo de retífica completa de um motor, conforme a norma ABNT NBR 13032:2009:

1 – REMOÇÃO/ DESINSTALAÇÃO DO MOTOR DO VEÍCULO
Remoção/ Desinstalação do motor conforme procedimento da norma ABNT NBR 15831:2010;

2 – DESMONTAGEM COMPLETA DO MOTOR
Limpeza química das peças;
Inspeção e seleção das peças em bom estado a serem reutilizadas;
Lubrificação das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem;.

3 – BLOCO/ CARCAÇA DO MOTOR
Inspeção visual do bloco/ carcaça do motor ;
Inspeção da altura do bloco;
Inspeção de planicidade e rugosidade;
Inspeção de diâmetro, ovalização e conicidade de cilindros;
Inspeção de prisioneiros e roscas;
Teste hidrostático do bloco
Inspeção de trincas;
Inspeção de diâmetro e alinhamento de mancais;
Inspeção do alojamento do comando de válvulas;
Inspeção do alojamento de tuchos;
Inspeção do assento da camisa e medição de sua altura;

4 – BIELAS
Inspeção de trincas através de magnaflux;
Inspeção do furo e pinos guia;
Inspeção de roscas;
Inspeção de parafusos e porcas de biela;
Inspeção de torção e paralelismo dos alojamentos;
Inspeção de diâmetro e ovalização do alojamento de bronzinas;
Inspeção de diâmetro nas buchas de biela;
Inspeção da massa (peso);

5 – VIRABREQUIM ou ÁRVORE DE MANIVELAS
Inspeção do diâmetro e ovalização dos colos de biela e virabrequim;
Inspeção de dureza;
Inspeção de empenamento;
Inspeção de trincas através de magnaflux;
Inspeção de roscas, alojamento da chaveta e eixo piloto;
Inspeção de pista de retentor e das gaxetas;
Inspeção da flange do assento dos volante;
Inspeção do desgaste lateral do virabrequim;
Inspeção do raio de concordância dos colos;

6 – COMANDO DE VÁLVULAS ou EIXO DE COMANDO
Inspeção no ressalto dos cames;
Inspeção do diâmetro e ovalização dos colos;
Inspeção na pista do retentor;
Inspeção no alojamento da chaveta;
Inspeção na rosca;
Inspeção de dureza;
Inspeção de empenamento;
Inspeção de trinca através de magnaflux;

7 – CABEÇOTE
Inspeção na altura e planicidade do cabeçote;
Inspeção de trinca e estanqueidade;
Inspeção dos guias e sede de válvulas;
Inspeção de antecâmaras;
Inspeção no alojamento do comando;
Inspeção no alojamento de tuchos;
Inspeção no assento de molas;
Inspeção no volume da câmara de combustão;
Inspeção das válvulas;
Inspeção das molas (teste dinamométrico);
Inspeção dos balancins:
Inspeção dos tuchos de válvulas;

8 – SERVIÇOS DIVERSOS
Inspeção naponta dos balancins.
Inspeção no volante do motor;
Inspeção na bomba de óleo;
Inspeção na bomba d’água;
Inspeção no compressor de ar;
Inspeção na polia do virabrequim;
Inspeção no conjunto de distribuição, engrenagens, polias e tensores;
Lavagem fina para montagem
Teste do motor em banco de provas.
Pintura do motor e embalagem.

9 – MONTAGEM FINAL
Montagem de todas as peças, seguindo as especificações dos fabricantes.
Teste do motor em dinamômetro.
Pintura do motor.
Instalação / Montagem do motor no veículo.
Afinação final, seguindo o “check-list” de reinstalação do veículo.
Teste do veículo/ equipamento com motor instalado.

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